Ser Artista é...

Existe um momento da vida daqueles que se dizem artistas em que a arte, além de vida, é descanso. Então descansei, dormi no acalento do tempo e esperei a vida, a esperança e a fé se manifestarem em mim, em graça, em sorriso e alegria.
Um artista tem lá suas premissas, razões pelas quais se cala, deixa de compor, deixa de cantar, deixa de poetar e de até mesmo respirar. A arte é o ar do artista, razão pela qual se vive, versa, sonha e acredita. Um artista não nasce de escolas e de teorias, apesar de ser em deveras maneiras necessário, mas um artista nasce mesmo é do coração. É da vontade de professar pela fé a arte que este o faz com carinho, sem esperar nada em troca, quando é feito nada mais do que simples amor.
Sou artista sim! Poeta versador e sonhador. Toco violão e canto sim! Sou músico sim! De coração, pois é por amor que o faço! Posso não ter o estudo que se pede, posso não ser tão bom, mas posso crer que toco corações ao fazer e portanto, artista eu sou. Ainda assim, existe um momento em que o artista para e reflete na vida que leva...
Reflete em como será o amanhã! Reflete sobre o enganoso coração que para variar pode estar certo! Sim! Ele reflete na vida que o espera, bastando a ele dar apenas um passo para o novo amanhã! "Um poeta é um fingidor". Diria um mestre! Um poeta é um chorador, penso eu! Chora tanto pela vida alheia que chega a senti-la como se fosse sua. Um artista imita o ato divino da criação, pois ele também cria o novo! Aquilo que em sua perenidade alcançará o grau, a grandeza de se fazer arte.
Um artista é atual, mesmo sem saber, pois mesmo em tempos remotos ele atinge o que é preciso saber sobre a vida. Com tudo isso, um artista é um sonhador e contemplador de uma utopia que há muito se foi na dureza dos vossos corações torpes. Há muito o homem deixou de amar e há muito o homem deixou de acreditar na igualdade, liberdade e fraternidade.
Um artista critica a sociedade! Aponta os erros, as falhas, faz você pensar, pois é essa a sua função. Um artista é também um professor! Um professor da vida e adivinhe: É da sua vida que estamos falando! Um artista usa desde um grão de arroz a até mesmo um estádio de futebol para mostrar o que deveria ser o certo. Este, em sua odisseia prolongada, clama aos corações dos homens a sua própria redenção e espera que ele, o homem, encontre a sua salvação.
Afinal, um mestre uma vez pregou: "Ide e pregai o evangelho". A boa nova! E olhe que a boa nova é tão simples! Cabe na palma da mão! A boa nova é tão plena e tranquila como as águas de um lago! Não há mais segredos, pois o artista, mesmo não sendo o dono da verdade sabe muito bem que tudo se resume a um ato: "Ame ao teu próximo como a ti mesmo"!  Veja a luz!
E ainda assim, o homem escolhe as trevas e prefere se manter ignorante em suas próprias falhas! Ainda assim vemos o consumismo, o capitalismo, e o falso espírito de natal, Carnaval, Copa do Mundo, Páscoa (com ovos de chocolate) cegar-nos quase que por completo! Vemos um país se afundar e não levantamos um dedo, uma só voz para lutar por ele. É mais fácil fugir para as montanhas e lá aguardar o fim do mundo do que pegar na enxada para trabalhar no arado.
Por fim, ser artista vai muito além do que simplesmente estudar as técnicas necessárias para se sair bem numa apresentação! Ser artista vai desde o que o coração sente a até o que o corpo faz! A mente, ligada com o universo, compreende muito mais a vida e a sua simplicidade que até o dinheiro, bem necessário, não se torna tão importante. Na realidade, o dinheiro se torna obsoleto para o que de fato é válido. O artista sabe que a temporalidade da vida é apenas uma prova de fim de ano que cabe a ele que como aluno, apenas tenta por meio de sua humildade de espírito passar de ano.

Comentários

Postagens mais visitadas